segunda-feira, 14 de julho de 2008

O Papel do Indivíduo na História I:

Trecho extraído do texto original de Plekhanov -
.
.....Os historiadores acostumaram-se a prestar excessiva atenção às manifestações brilhantes, ruidosas e efêmeras da atividade humana, aos grandes acontecimentos e aos grandes homens, em lugar de insistir sobre os grandes e lentos movimentos das instituições, das condições econômicas e sociais, que são a parte verdadeiramente interessante e permanente da evolução humana.
.....Os acontecimentos e as personagens verdadeiramente importantes são principalmente sinais e símbolos da diferentes etapas dessa evolução, mas a maioria dos acontecimentos chamados históricos são, para a verdadeira História, o que, para o movimento profundo e constante das marés, são as ondas que surgem à superfície do mar, brilham por um momento com sua luz viva para logo quebrarem-se na costa arenosa, desaparecendo sem deixar vestígio.
.....Os indivíduos, graças a determinadas particularidades de seu caráter (ou talento), podem influir nos destinos da sociedade...mas, tanto a própria possibilidades dessa influência (ou talento), quanto suas proporções, são determinadas pela organização da sociedade, pela correlação de forças que nela existe.
.
Este trecho de Plekhanov, pode provocar uma reflexão interessantíssima sobre a eleição de Fernando Collor de Mello à Presidência do Brasil. Será que Collor foi determinante para o Brasil dos anos 90? E seu impeachment alguns anos depois? De acordo com Plekhanov, Collor de Mello só foi possível porque havia ali condições históricas (econômicas e sociais) que proporcionaram a sua eleição e a implantação de sua política econômica. Quanto tempo mais teria sido possível, para qualquer Presidente, por exemplo, manter o protecionismo brasileiro ou evitar as privatizações? Collor de Mello foi um símbolo desta etapa do desenvolvimento brasileiro, mas, se não tivesse sido ele o eleito, outro (Lula?) teria cumprido a mesma função social, pois era ela que a maré daquele tempo determinava. Seria isso?

Um comentário:

Anônimo disse...

you must be the only person left in the world who reads Pechanov! that's so cool!