segunda-feira, 14 de julho de 2008

O Papel do Indivíduo História, II:

Trecho extraído do texto original de Plekhanov -
.
.....Quando determinada situação social coloca ante seus representantes espirituais certas tarefas, estas atraem a atenção dos espíritos eminentes até que estes as resolvam. Os talentos aparecem, sempre e em toda parte, onde existem condições sociais favoráveis para o seu desenvolvimento.
.....Isso significa que todo talento que se manifestou efetivamente, isto é , todo talento convertido numa força social é fruto das relações sociais. Se isso é assim, compreende-se porque os homens (e mulheres) de talento, só podem variar o aspecto individual e não a orientação geral dos acontecimentos; eles próprios só existem graças a essa orientação. Se Leonardo da Vinci não tivesse nascido, a arte pictórica italiana seria menos perfeita, mas a tendência geral do seu desenvolvimento na época do Renascimento não teria sido diferente. Essa tendência não foi criada por Leonardo da Vinci, ele foi apenas um de seus melhores representantes (que em geral, formam uma escola de discípulos).
.....Como a profundidade de qualquer corrente dada, tanto na literatura quanto na arte, é determinada pela importância que tem para a classe ou camada social cujos gostos expressa, bem como pelo papel social desta classe ou camada, aqui também, tudo depende, em última instância, do curso do desenvolvimento social e da correlação das forças sociais.

Este trecho de Plekhanov faz pensar em qual situação social atrai os talentos literários da atualidade. Os escritores da periferia, a ascenção dos escritores da Periferia de São Paulo, da Cooperifa, do Sarau do Binho etc, faz pensar que claramente há ali naquele núcleo uma demanda por talentos, há uma situação social que atraiu e inspirou poetas (e alguns músicos e proseadores) para representá-la, para resolvê-la. Mano Brown, Ferrez, Sérgio Vaz, Binho, qual deles é o seu ícone? Qual deles fica para a história? Qual a importância que esta corrente tem para as camadas sociais quenão à qual eles falam? Para quem, exatamente, eles falam? Alguém mais, as outras classes, os notam? Eles incomodam?

Nenhum comentário: