terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Geisy

Muitos ainda se lembram da estudande de turismo que foi hostilizada na Faculdade Uniban por usar um vestido cor-de-rosa curtíssimo. Na época, alguns se posicionaram a favor e outros contra ela. As feministas defenderam o seu direito de vestir-se como bem entendesse, frente aos "talebans". Já outros, acham que faculdade é lugar para se aprender e não seduzir. Logo, a história passou...
.....Fazem alguns dias, a história voltou de forma perturbadora. Estava assistindo o Fantástico (às vezes rola, vou ser sincera) e aparece Geisy após uma lipoaspiração (de R$32.000,00, que ela ganhou) e outras mil intervenções no cabelo, na pele, nas roupas, etc. O objetivo de tudo isso: transformar a moça em musa do Carnaval 2010. Ela vai desfilar em São Paulo (pela Gaviões) e no Rio em outra escola. Ela, que já era bonita, ficou realmente "uma gata"...na hora, fiquei de boca aberta. Quem quiser ver, tem o link no You Tube rebolando para a câmera à la Gretchen e timidamente aprendendo a sambar...que remédio.
.....Desde então, e durante o chuvoso feriado, aquela imagem dela transformada me incomoda. Geisy passou pela máquina de moer moças comuns & fazer celebridades. Como tantas outras, como Carla Perez (ex-dançarina do É o Tchan), Isis (do BBB), elas eram uma pessoa e entregaram o seu corpo para um cirurgião que as transformou em outra. Com isso, muda a forma como as pessoas se relacionam com ela, as atividades do dia a dia dela, o tipo de amigos e namorados que ela vai ter. É uma transformação de fora para dentro, repentina e radical. Como disse ela, ao ser entrevistada, "Eu olho no espelho e não acredito que sou eu."
.....Eu torço pela Geisy. Ao que parece, ela é uma moça simples e vaidosa. De repente, ela vê tudo isso como uma coisa boa, ao menos como uma chance de ganhar dinheiro e se tornar famosa, que parece ser algo compatível com o seu sonho de vida.
.....No entanto, algo me entristeçe nisso tudo. Penso que é a noção de que para ela se tornar famosa, ela tenha que deixar de ser ela mesma para ser outra. Também, que só o dinheiro possa fazer isso. Geisy, que era estudante, se tornou uma empresa. Investiram dinheiro nela, porque sabem que ela vai vender no carnaval. Os investidores são o cirurgião, a clínica de estética, os cabelereiros (de olho eu outras Geisy's potenciais), assessores de imprensa, as escolas de samba. Os compradores: nós, os espectadores. E Geisy? Ela está no meio. Ao menos o corpo dela....

Nenhum comentário: