segunda-feira, 13 de julho de 2009

Taller Leñateros

.....Os acasos da vida...no Sábado à noite, eu acabei indo (de penetra) na festa do pessoal da FLAP e eis que na cozinha apareceu uma senhora muito linda, com uma trança grisalha escorregando pelas costas abaixo. Sabia que ela devia ser uma das poetas latinoamericanas participando do evento, começamos a conversar, eu perguntei a ela o que ela estava achando do Brasil (a pergunta inevitável) e ela me disse: "Não sei, não me relaciono bem com cidades, queria mesmo era conhecer o Brasil rural." Claro que eu me identifiquei na hora com o sentimento dela. Tantas vezes, quando viajando pelo mundo a fora, encontrava-me ilhada numa área de concreto e louca para pegar uma estrada.
.....Sei que conversa vai e conversa vem, descubro que a senhora é Amber Past, uma poeta mexicana que vive em Chiapas e é editora de uma iniciativa absolutamente fascinante chamada Taller Leñateros. Trata-se de uma oficina comunitária de literatura, composta por mulheres Maia, que vivem todo o processo literário num coletivo, desde a fabricação dos papéis, ilustrações, transposição da história oral para o papel etc. A editora tem grande sucesso nos Estados Unidos, para onde exporta os livros, que são vendidos a custos altos, dado o valor artesanal do produto.
.....Estou tentando que Amber passe alguns dias na Aldeia Gurarni Krukutu, junto como escritor indígena Olivio Jekupé, um grande parceiro. Espero que dê certo, pois estou certa de que será um intercâmbio muito rico.

2 comentários:

Lelê disse...

que demais esse post...
puxa, que esperiência. Sempre muito enriquecedor dar uma passada por aqui.

Aproveito p contar que como toda ser migratório, migrei de blog
viverparacontar.wordpress.com

beijos
lele

liniane disse...

Puxa, que legal !
Liniane