segunda-feira, 18 de abril de 2011

Virada Maravilhosa

.....Eu não sei quanto tempo a Virada Cultural vai durar. Isso é, conseguir resistir às interferências da "galera do mal" (que outro nome dar aos que vão ao evento para brigar e até se suicidar!) e à importância que a mídia dá para essas coisas. Sei que o evento continua sendo uma coisa fantástica para a minha alma paulistana!
.....Apesar de eu estar pesadona, minha pequena Pauline já com 6 meses de barriga (!), participei de dois singelos eventos que transformaram o meu fim de semana. Para começar, na sexta-feira, fui ao SESC Pinheiros e me deparei com um bando de estilosos malabaristas no alto de um arranha-céu, transformando a paisagem típica da cidade em um palco multicolorido. Essas inversões só ocorrem na Virada! Adoro!
.....Domingo foi do dia de minha participação no Correio Literário, junto com a querida amiga e poeta Analu e o poeta ArrudA. .
.....
Passamos horas escrevendo cartas para os frequentadores do espaço, crianças, adultos e idosos. Eles chegavam de mansinho, sem saber muito bem do que se tratava, atraídos pelos papéis de carta coloridos que a Monica Calmon e sua equipe montaram na mesa. Eu explicava que estávamos ali para escrever cartas de amor, amizade, ódio ou reconciliação! Surpreendiam-se com a proposta e iam ficando. "Tem tanta coisa que passa na nossa cabeça, que temos vontade de dizer, mas não sabemos como...", disse uma senhora de 69 anos que acabou pedindo uma carta de amor para um senhor com quem saiu uma vez (há 6 meses) e, desde então, sonha com um repeteco! "E se ele não gostar mesmo de mim?", ela me perguntou. "Daí a senhora vai saber e não perde mais tempo com ele!", eu respondi. Ela vibrou e saiu de lá feliz da vida com o seu envelope em mãos.
.....A criançada deu um show a parte. Chegavam decididas, sabendo muito bem o que queriam comunicar. Escrevi carta para suas mães e pais, amiginhos da escola e até para o Príncipe da Flauta Mágica! As crianças não tem medo de expressar seus sentimentos, são generosas com os "eu te amo muito" e convites para passear. Num tom mais sério, perdoam os adultos que as afligem e prometem nunca mais fazer nada de errado para não chatear os pais. Uma menina de 9 anos me contou que a mãe ficou muito triste quando ela namorou e, portanto, ela nunca mais vai fazer isso!!! Uma delícia. .....Assim, armados apenas de papel e canetas, o império das coisas não-ditas e o sarcófago dos mal-entendidos vai desmoronando!!! Viva!

Um comentário:

Tatiana Fraga disse...

deborah
vc tá linda! pauline... que nome lindo...
quero te ver, tá?
e conte comigo para fazermos eventos juntas. junho já fechou, mas tem julho, agosto, setembro...
quando vc for aprontar alguma, me avisa que eu vou te ver.
beijão
tati