segunda-feira, 9 de março de 2009

Retrato do Sertão

Se o poeta marinheiro
Canta as belezas do mar,
Como poeta roceiro
Quero o meu sertão cantar
Com respeito e com carinho.
Meu abrigo, meu cantinho,
Onde viveram meus pais.
O mais puro amor dedico
Ao meu sertão caro e rico
De belezas naturais.
.
É diferente da praça
A vida no meu sertão;
Tem graça, tem muita graça
Uma Noite de São João.
No clarão de uma fogueira,
Tudo dança a noite inteira
No mais alegre pagode,
E um caboclo bronzeado
Num tamborete sentado
Tocano do pé de bode.
.
Patativa do Assaré
.
(A Casa das Rosas dedica o mês de Março ao grande poeta popular Cearense, no que seria o centenário de seu nascimento, com diversos eventos sobre sua vida e sua obra. Vale a pena conferir a trajetória e arte desse poeta amoroso de sua terra e que emociona riso e as lágrimas do leitor.)

Nenhum comentário: