quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Urubu Amigo

Gente, desculpem que este post vai ser de improviso, mas estava almoçando no "quilo" ao lado de casa e eles sempre deixam a TV ligada num programa horroroso chamado Cidade Alerta (ou algo do tipo) que relata as chacinas e roubos cinematográficos do dia na cidade, mas hoje tive uma surpresa. A manchete do dia era: URUBU, O MELHOR AMIGO DO HOMEM?
Minha primeira impressão foi: "que coisa idiota, será que eles estão tão sem notícias a ponto de fazer matéria sobre um urubu!" Pois bem, eu acabei assistindo e eis que um fulano simpático de uma cidade do interior de São Paulo fez amizade com uma urubu feia-que-nem-o-demônio, batizou-a de "Loira" e eles viveram felizes para sempre, de verdade!
A urubu deita com ele na rede, quando ele vai comprar pão de bicicleta ela vai no ombro dele, come na mão dele, brinca com os filhos do vizinho e até com o cachorro. Realmente, é impressionante. No ponto alto do programa, o dono da urubu contou que quando ele percebeu que "a amava" (a urubu) resolveu que tinham que voar juntos, já que ela vivia sempre em terra com ele, mas sua natureza é voar. O cara aprendeu a pular de asa delta! Foram todos para o alto de uma montanha e fizeram um vôo livre (o dono do urubu e o repórter) com a urubu rondando eles durante o vôo.
Eu, nesta minha fase filosófica da vida, fiquei pensando: como o ser humano é surpreendente! Os animais então nem se fala! Num mundo tão coalhado de maldades, tema de pauta favorito do Cidade Alerta, um homem e um urubu se apaixonam, porque não há outra palavra para isso, e desafiam TODAS as leis da natureza, todo o sentido de tudo, e passam a demonstrar entre eles cuidado, amor, dedicação. Fiquei pensando que talvez seja um dos berços da beleza poética, este poder do ser humano de ir tão contra a maré e surpreender. Valeu o almoço!

Um comentário:

Márcia Regina de Araujo Duarte disse...

Deborah
Participei também da Coletânea Narrativas e Poéticas da Ed. Guemanisse. Conheça minha página no endereço:http://muraldosescritores.ning.com/profile/ReginaAraujo

Vamos trocar informações.

Abraço
Regina Araujo