terça-feira, 10 de maio de 2011

A Sociedade Visual

.....O que mais tem me intrigado no debate acerca do assassinato de Bin Laden, é a questão da liberação (ou não) das fotos do suposto morto. Para mim, isso é a epítome da "sociedade visual" - aquela na qual o que mais importa em quase tudo são as aparências, no sentido da percepção das coisas através do olhar.
.....Os Estados Unidos caçou o inimigo durante anos, finalmente achou-o, elaborou uma operação para matá-lo, foi lá, matou-o, divulgou os mínimos detalhes da ação, desde a excentricidade da equipe até o fato dele ter sido morto na frente de sua filha de 12 anos, mas....fotos não, please! Seria de muito mal gosto. Elas são feias, muito feias, verdadeiramente chocantes. Os atos praticados, tudo bem, mas as fotos não, please.....
.....Vivemos na era da irrelevância do conceitual, das idéias. Atravessar fronteiras internacionais para assassinar pessoas (independentemente do crime que elas cometeram) na frente dos filhos, é tranquilo de se confessar, inclusive com ares de vitória e festas de rua, mas mostrar as fotos destes fatos confessos seria um crime. Isso sim, incitariam uma intifada e o ódio eterno dos muçulmanos.
.....Se os Estados Unidos sentem-se justificados e vingados pelos ataques de 11 de Setembro, porque não mostrar as fotos? Acho que caberia muito mais uma declaração sóbria de Obama, informado a população que um alvo de guerra foi atingido, acompanhada das fotos que comprovam of fatos, do que essa palhaçada.
.....Enquanto tudo continua conceitualmente podre e visualmente estéril no noticiário internacional, aguardo para ver se o Tarantino faz um filme sobre essa caçada.

Nenhum comentário: