segunda-feira, 8 de março de 2010

Mordendo as Rosas

.....Acordei pensando no que colocar no blog para comemorar o dia Internacional da Mulher, mas não me decidia. Queria homenagear uma mulher especial, mas já venho fazendo isso regularmente, afinal, isso não é tarefa para um dia só ao ano. Algumas mulheres que admiro me desapontaram bastante este ano, como a Soninha e a Fernada Young, que resolveram posar nuas - porque? Será que acham que só a exposição dos seus corpos nus pode ajudá-las a chamar a atenção para suas causas e livros? Tão triste quanto seus peitos caídos...
.....Depois, começei a me irritar com os esforços patéticos de e-marketing com suas previsíveis flores e aquarelas com as formas de mulheres. Falei com uma colega que estava fazendo massagem na empresa em que ela trabalha, como mimo por este dia. Minha raiva foi piorando. Se eu trabalhasse em uma empresa e meu chefe me desse uma rosa, eu a morderia pelo caule e a sacudiria até as pétalas estarem todas espalhadas pela sala!
.....Mulheres não são rosas, são pessoas de carne e osso. A condição da mulher no mercado de trabalho não está melhor, está pior. Um dado do DIEESE de 2009 indica que elas entraram no mercado de trabalho ganhando 30% menos do que os homens igualmente qualificados este ano. Chefes, não dêem flores para suas funcionários! Dêem um aumento, um reconhecimento profissional, uma oportunidade de se capacitar!
.....Neste espírito, minha homenagem vai para está mulher oriental, desconhecida, que estampa a campanha da FEBRABAN, OIT e CEERT em pról da diversidade no Setor Bancário. É isso o que eu quero ver acontecendo no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário: