Leia tudo sobre O Fervo da Terra em http://fervodaterra.blogspot.com/
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Surpresa de Aniversário
Hoje, dia do meu aniversário, acordei ao som desta linda canção de Djavan, bem ao acaso...foi o celular do Nicolau que disparou um alarme imprevisto e muito benvindo:
.
Faltando um Pedaço
.
O amor é um grande laço, um passo pr'uma armadilha
Um lobo correndo em círculos pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada com a fuga de uma ilha:
Tanto engorda quanto mata feito desgosto de filha
.
O amor é como um raio galopando em
fendas cobre vales, revolta as águas dos rios
Quem tentar seguir seu rastro se perderá no caminho
Na pureza de um limão ou na solidão do espinho
.
O amor e a agonia cerraram fogo no espaço
Brigando horas a fio, o cio vence o cansaço
E o coração de quem ama fica faltando um pedaço
Que nem a lua minguando, que nem o meu nos seus braços
.
Faltando um Pedaço
.
O amor é um grande laço, um passo pr'uma armadilha
Um lobo correndo em círculos pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada com a fuga de uma ilha:
Tanto engorda quanto mata feito desgosto de filha
.
O amor é como um raio galopando em
fendas cobre vales, revolta as águas dos rios
Quem tentar seguir seu rastro se perderá no caminho
Na pureza de um limão ou na solidão do espinho
.
O amor e a agonia cerraram fogo no espaço
Brigando horas a fio, o cio vence o cansaço
E o coração de quem ama fica faltando um pedaço
Que nem a lua minguando, que nem o meu nos seus braços
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
A Cabanagem
Neste ano de 2010, muito se ouvirá falar da Cabanagem neste blog. A razão disso foi um encontro ocorrido dois anos atrás em Porto Seguro entre eu e Florêncio Vaz, figura fantástica que carrega consigo a honra de ser índio, antropólogo e frei. Escrevi um post sobre nosso encontro, chamado Reciprocidade (Junho 2008). Partiu dele a iniciativa de comemorar os 170 anos do fim da Cabanagem no Pará e pelo Brasil a fora. A parte paulistana ficou por minha conta.Inauguramos recentemente o blog http://caravanacabana.blogspot.com/ para reunir informações deste movimento que surge singelamente, mas que pretende agitar este ano! Conheça e una-se a nós, caso se interesse.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
As Ikamiabas na Sapucaí
Descobri que a escola de samba Acadêmicos da Rocinha, RJ, vai homenagear as ikamiabas como enredo deste ano! Vale a pena conferir o trabalho do pesquisador de enredos no link da escolasegunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Pssoas
Uma pessoa,
duas pessoas, três pessoas,
cinco pessoas, dez pessoas, quinze pessoas
no ponto de ônibus da Avenida Brasil.
Vinte pessoas, trinta e sete pessoas, setenta e duas pessoas, cento e quarenta e oito pessoas, duzentas e noventa e seis pessoas, quinhentas e noventa e duas pessoas, mil cento e oitenta e quatro pessoas,
no trem do metrô da Liberdade.
Duas mil trezentas e sessenta e oito pessoas, quatro mil setecentas e trinta e seis pessoas, nove mil quatrocentas e setenta e duas pessoas (ufa, isso cansa!), dezoito mil novecentas e quarenta e quatro pessoas, trinta e sete mil oitocentas e oitenta e oito pessoas,
no Poupa Tempo da Sé.
Setenta e cinco mil setecentas e setenta e sete pessoas, cento e cinqüenta e uma mil quinhentas e cinqüenta e duas pessoas, trezentas e três mil cento e quatro pessoas, seiscentas e seis mil duzentos e oito pessoas,
no Bairro do Pari e Brás.
Um milhão duzentos e doze mil quatrocentas e dezesseis pessoas, dois milhões quatrocentas e vinte e quatro mil oitocentas e trinta e duas pessoas, quatro milhões oitocentas e quarenta e nove mil seiscentas e sessenta e quatro pessoas,
no trânsito da Marginal.
Nove milhões seiscentos e noventa e nove mil trezentas e vinte e oitos pessoas, ... você acha que já deu? Ainda não deu, não. Some mais dois milhões quinhentos e setenta e duas duzentas e trinta e uma pessoas para chegar na população que vive e morre, sonha e dorme, anda na rua e pega ônibus, come e passa fome, bebe água e faz xixi, diariamente,
na cidade São Paulo.
duas pessoas, três pessoas,
cinco pessoas, dez pessoas, quinze pessoas
no ponto de ônibus da Avenida Brasil.
Vinte pessoas, trinta e sete pessoas, setenta e duas pessoas, cento e quarenta e oito pessoas, duzentas e noventa e seis pessoas, quinhentas e noventa e duas pessoas, mil cento e oitenta e quatro pessoas,
no trem do metrô da Liberdade.
Duas mil trezentas e sessenta e oito pessoas, quatro mil setecentas e trinta e seis pessoas, nove mil quatrocentas e setenta e duas pessoas (ufa, isso cansa!), dezoito mil novecentas e quarenta e quatro pessoas, trinta e sete mil oitocentas e oitenta e oito pessoas,
no Poupa Tempo da Sé.
Setenta e cinco mil setecentas e setenta e sete pessoas, cento e cinqüenta e uma mil quinhentas e cinqüenta e duas pessoas, trezentas e três mil cento e quatro pessoas, seiscentas e seis mil duzentos e oito pessoas,
no Bairro do Pari e Brás.
Um milhão duzentos e doze mil quatrocentas e dezesseis pessoas, dois milhões quatrocentas e vinte e quatro mil oitocentas e trinta e duas pessoas, quatro milhões oitocentas e quarenta e nove mil seiscentas e sessenta e quatro pessoas,
no trânsito da Marginal.
Nove milhões seiscentos e noventa e nove mil trezentas e vinte e oitos pessoas, ... você acha que já deu? Ainda não deu, não. Some mais dois milhões quinhentos e setenta e duas duzentas e trinta e uma pessoas para chegar na população que vive e morre, sonha e dorme, anda na rua e pega ônibus, come e passa fome, bebe água e faz xixi, diariamente,
na cidade São Paulo.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Geisy
.....Fazem alguns dias, a história voltou de forma perturbadora. Estava assistindo o Fantástico (às vezes rola, vou ser sincera) e aparece Geisy após uma lipoaspiração (de R$32.000,00, que ela ganhou) e outras mil intervenções no cabelo, na pele, nas roupas, etc. O objetivo de tudo isso: transformar a moça em musa do Carnaval 2010. Ela vai desfilar em São Paulo (pela Gaviões) e no Rio em outra escola. Ela, que já era bonita, ficou realmente "uma gata"...na hora, fiquei de boca aberta. Quem quiser ver, tem o link no You Tube rebolando para a câmera à la Gretchen e timidamente aprendendo a sambar...que remédio.
.....Desde então, e durante o chuvoso feriado, aquela imagem dela transformada me incomoda. Geisy passou pela máquina de moer moças comuns & fazer celebridades. Como tantas outras, como Carla Perez (ex-dançarina do É o Tchan), Isis (do BBB), elas eram uma pessoa e entregaram o seu corpo para um cirurgião que as transformou em outra. Com isso, muda a forma como as pessoas se relacionam com ela, as atividades do dia a dia dela, o tipo de amigos e namorados que ela vai ter. É uma transformação de fora para dentro, repentina e radical. Como disse ela, ao ser entrevistada, "Eu olho no espelho e não acredito que sou eu."
.....Eu torço pela Geisy. Ao que parece, ela é uma moça simples e vaidosa. De repente, ela vê tudo isso como uma coisa boa, ao menos como uma chance de ganhar dinheiro e se tornar famosa, que parece ser algo compatível com o seu sonho de vida.
.....No entanto, algo me entristeçe nisso tudo. Penso que é a noção de que para ela se tornar famosa, ela tenha que deixar de ser ela mesma para ser outra. Também, que só o dinheiro possa fazer isso. Geisy, que era estudante, se tornou uma empresa. Investiram dinheiro nela, porque sabem que ela vai vender no carnaval. Os investidores são o cirurgião, a clínica de estética, os cabelereiros (de olho eu outras Geisy's potenciais), assessores de imprensa, as escolas de samba. Os compradores: nós, os espectadores. E Geisy? Ela está no meio. Ao menos o corpo dela....
Fundação de Sampa
Texto de José de Souza Martins, O Estadão, 25/01/10.
.....Há pouco mais de 100 anos, a cidade de São Paulo começou a ganhar sua feição social e culturalmente pluralista, o que acabou fazendo dela uma das emblemáticas cidades cosmopolitas do mundo. Acolheria não só estrangeiros que aqui se tornariam brasileiros sem perder a poesia de sua origem, mas brasileiros de todos os cantos que aqui se abrasileirariam nos horizontes de um novo Brasil. A humanidade mora aqui, lugar de encontro e diversidade. Tanto há espaço para os que buscam refúgio nos nichos de conservadorismo político e cultural, quanto há espaço para os que buscam o agito colorido das inovações, mesmo as que parecem sem pé nem cabeça. Tudo acaba dando certo na tolerância inevitável de uma cidade em que a diversidade social e cultural é tão grande que não há como resistir a ela e não há como não aprender com ela.
.....O povoado de São Paulo do Campo nasceu em 25 de janeiro de 1554 como uma escola, tendo como um dos mestres um dos maiores criadores de cultura da história da invenção do Brasil, que foi o jovem padre e poeta José de Anchieta, aliás descendente de judeus pelo lado materno. E São Paulo se manteve como ampla e aberta escola desde então, até o cume desse processo que foi a criação e a expansão da Universidade de São Paulo, respeitada como uma das melhores do mundo.
.....Pode-se, pois, falar no espírito da cidade de São Paulo. Esse espírito está naquele Cristo agônico, da Igreja de São Bento, que um morador de São Paulo esculpiu no século 18, um Cristo barroco que agoniza convidando à vida, síntese estética das contradições do tempo histórico que é marca de Piratininga. Está na Cripta da despojada Catedral de São Paulo, que plasma a mentalidade tão paulista de d. Duarte Leopoldo e Silva, que nela mandou sepultar, lado a lado, duas figuras emblemáticas de nossa história: o Cacique Tibiriçá, que acolheu nas terras de sua aldeia o colégio dos jesuítas; e o padre Diogo Antônio Feijó, paulistano que foi Regente do Império, liberal que quis inovações para a Igreja, que recusou a condição de bispo de Mariana (MG) e que, embora paralítico, esteve à frente da Revolução Liberal de 1842, que teve seus primeiros combates no que é hoje a entrada da Cidade Universitária. Preso político, seria solto para morrer falsamente livre e não como vítima da prepotência e da intolerância do Estado tendencialmente absolutista.
.....O espírito de São Paulo, está também nesse Anhembi de lirismo bandeirante que é a poesia de Paulo Bonfim, belo caudal de sonhos, de história e de esperança. Está na Rua Tabatinguera, que conserva o traçado e o nome desde o século 16, “caminho real muito antigo” diz uma ata da Câmara da Vila de São Paulo, de 1620, caminho do mar, lugar de entrada dos que chegavam, rua de anfitrião, vereda de acolhimento.
.....O povoado de São Paulo do Campo nasceu em 25 de janeiro de 1554 como uma escola, tendo como um dos mestres um dos maiores criadores de cultura da história da invenção do Brasil, que foi o jovem padre e poeta José de Anchieta, aliás descendente de judeus pelo lado materno. E São Paulo se manteve como ampla e aberta escola desde então, até o cume desse processo que foi a criação e a expansão da Universidade de São Paulo, respeitada como uma das melhores do mundo.
.....Pode-se, pois, falar no espírito da cidade de São Paulo. Esse espírito está naquele Cristo agônico, da Igreja de São Bento, que um morador de São Paulo esculpiu no século 18, um Cristo barroco que agoniza convidando à vida, síntese estética das contradições do tempo histórico que é marca de Piratininga. Está na Cripta da despojada Catedral de São Paulo, que plasma a mentalidade tão paulista de d. Duarte Leopoldo e Silva, que nela mandou sepultar, lado a lado, duas figuras emblemáticas de nossa história: o Cacique Tibiriçá, que acolheu nas terras de sua aldeia o colégio dos jesuítas; e o padre Diogo Antônio Feijó, paulistano que foi Regente do Império, liberal que quis inovações para a Igreja, que recusou a condição de bispo de Mariana (MG) e que, embora paralítico, esteve à frente da Revolução Liberal de 1842, que teve seus primeiros combates no que é hoje a entrada da Cidade Universitária. Preso político, seria solto para morrer falsamente livre e não como vítima da prepotência e da intolerância do Estado tendencialmente absolutista.
.....O espírito de São Paulo, está também nesse Anhembi de lirismo bandeirante que é a poesia de Paulo Bonfim, belo caudal de sonhos, de história e de esperança. Está na Rua Tabatinguera, que conserva o traçado e o nome desde o século 16, “caminho real muito antigo” diz uma ata da Câmara da Vila de São Paulo, de 1620, caminho do mar, lugar de entrada dos que chegavam, rua de anfitrião, vereda de acolhimento.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
I Love Duda!
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Homenagem à Zilda Arns
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Quadros que Escritores Gostam
Um dos últimos passeios do ano foi à amada Pinacoteca do Estado e, desta vez, deparei-me com um quadro que gostei muito porque ele conta parte de uma história e instiga a nossa imaginação a pensar: o que aconteceu aqui? É o tipo de quadro que escritores gostam. Minha primeira impressão foi que este cavaleiro estava galopando com seu cavalo pelos campos quando encontrou um grupo de "cangarceiros" no caminho. Eles abriram fogo. O cavaleiro até tentou revidar (por isso está com a arma em punho), mas caiu do cavalo e morreu. Hmmm...neste caso, porque os cangarceiros não teriam aproveitado para roubar o cavalo? O que seria então? Suicídio? No meio do caminho? Feliz Ano Novo
Aos poucos vou retomando o trabalho e o ânimo para a guerrilha literária. As férias foram um tempo de bastante ócio e reflexões. Li diversos livros, dentre eles O Barão das Árvores, de Italo Calvino, Acordados, de Ana Rusche, O Coração das Trevas, de Josef Conrad, e O Avesso, de Camila Apel. Um justo mix de grandes autores clássicos e jovens autoras amigas!
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Dê "O Fervo" e outros livros de Natal
A editora Carlini & Caniato, está com uma promoção ótima neste Natal, para quem comprar diretamente com eles: 20% na compra de qualquer título avulso e até 50% na compra de 7 exemplares ou mais. Além de O Fervo da Terra (claro!), imperdíveis da seleção deles são: Fotógrafos e Fotografia em Mato Grosso 1860-1960 (que contém a seleção mais fantástica de fotos dos primeiros contatos com os índios daquela região), Cuba de Che (sobre a viagem de Izan Petterle pelo trajeto feito por Che Guevara 50 anos depois da Revolução), Buquê de Línguas (de uma escritora mato-grossense de muito talento, que faleceu antes da hora) e a trilogia sertaneja de Rômulo Neto. É só mandar um e-mail para comercial@tantatinta.com.br ou ligar para (65) 3023-5714 / 5715
Assinar:
Postagens (Atom)