Bateu Amor à porta da Loucura.
"Deixa-me entrar - pediu - sou teu irmão.
Só tu me limparás da lama escura
a que me conduziu minha paixão.
.
A loucura desdenha recebê-lo,
sabendo quanto Amor vive de engano,
mas estarrece de surpresa ao vê-lo,
de humano que era, assim tão inumano.
.
E exclama: "Entra correndo, o pouso é tu.
Mais que ninguém merecers habitar
minha casa infernal, feita de breu,
.
enquanto me retiro, sem destino,
pois não se de mais triste desatino
que este mal sem perdão, o mal de amar."
.
Carlos Drummond de Andrade
(alguém que sabe bem mais do que eu sobre o amor adulto)
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Filha da Cana
domingo, 3 de agosto de 2008
MY FLAP
A FLAP começou faz dois dias, mas realmente já está causando. É fato que tão poucas vezes convivemos com nuestros hermanos latino americanos de forma tão horizontal. Aqui, somos todos jovens escritores, de Mexico, Uruguai, Chile, Equador y Brasil.
No Sarau de ontem, no B_Arco, foi possível sentir as diferentes texturas dos diferentes poetas, homens e mulheres, tratando temas comuns, muitas vezes da dificuldade de um "eu" interior muito sensível frente à violência do entorno. Ouviu-se e entoar da jovem e doce mexicana no tema familiar, da acidez sonora de nossa doce poeta carioca, o poema longo e emotivo (um recitar à beira de lágrimas!) do colega Equatoriano, o mesmo que algumas horas mais tarde cairia ao chão na bebedeira do samba, muitos outros. Marcelino Freire, simples como ele é e escrachado também, trouxe para nós o seu novo livro Rasif (que ele lança dia 14 de Agosto, no mesmo local). Foi noite de poesia das boas, para depois comemorarmos no Ó do Borogodó! Noite de festa! Viva la Conéxion!!!
sábado, 2 de agosto de 2008
Por um Brasil diverso!
...vale a pena visitar o site do coletivo Makunaima Grita para conhecer e participar da campanha de apoio à manutenção da demarcação da TI Raposa-Serra do Sol (RR).Assine a petição on line que será entregue aos ministros do STF encarregados de julgar o caso.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Santa (Ros)Ângela
A austeridade
me cabe bem.
A cumbuca de sopa
O pão de centeio
A colher de madeira
O relógio nas oito
Alma missioneira
judaico-jesuítica.
me cabe bem.
A cumbuca de sopa
O pão de centeio
A colher de madeira
O relógio nas oito
Alma missioneira
judaico-jesuítica.
terça-feira, 29 de julho de 2008
O amor inesquecível, por Mário de Andrade.
"Então pensou muito sério na dona da muirquitã, na briguenta, na diaba gostosa que batera tanto nele, Ci, Ah! Ci, Mãe do Mato, marvada que tornara-se inesquecível porque fizera ele dormir na rede tecida com os cabelos dela!...
Ergueu os braços pro alto assustando os legornes e rezou pro Pai do Amor:
Rudá! Rudá!
Tu que está no céu
E mandas das chuvas.
Rudá! faz com que minha amada
Por mais companheiros que arranje
Acho que todos são frouxos!
Assopra nessa marvada
Sodades do seu marvado!
Faz com que ela se lembre de mim amanhã
Quando o Sol for-se embora no poente!..."
Como viveram: Ci, Mãe do Mato, e Macunaíma, o herói!
"O herói vivia sossegado...
De noite Ci chegava rescendendo resina de pau, sangrando das brigas e trepava da rede que ela mesma tecera com fios de cabelo. Os dois brincavam e depois ficavam rindo um pro outro.
Ficavam rindo longo tempo, bem juntos. Ci aromava tanto que Macunaíma tinha tonteiras de moleza.
- Puxa! como você cheira, benzinho?
que ele murmuirava gozado. E escancarava as narinas mais. Vinha uma um tonteira tão macota que o sono principiava pingando das pálpebras dele. Porém a Mãe do Mato inda não estava satisfeita não e com um jetio de rede que enlaçava os dois convidava o companheiro para mais brinquedo. Morto de soneira, infernizado, Macunaíma brincava para não desmentir a fama só porém quando Ci queria rir com ele de satisfação:
- Ai! que preguiça!..."
Como Macunaíma virou Imperador do Mato-Virgem!
"Macunaíma escoteiro topou com uma cunhã dormindo. Era Ci, Mãe do Mato. Logo viu pleo peito destro seco dela, que a moça fazia parte dessa tribo de mulheres sozinhas parando lá nas praias da lagoa Espelho da Lua, coada pelo Nhamundá. A cunhã era lindo com o corpo chupado pelos vícios, colorido como jenipapo.
O herói se atirou por cima dela para bincar. Ci não queria. Fez lança de flecha tridente enquanto Macunaíma puxava de pajeú. Foi um pega tremendo e por debaixo da copada rebovam os berros dos briguentos diminuindo de medo os corpos dos passarinhos. O herói apanhava. Recebera já um murro de fazer sangu no nariz e um pau fundo de txara no rabo. A icamiaba não tinha nem um arranhãozinho e cada gesto que fazia era mais sangue no corpo do herói soltando berros formidandos que diminuíram de medo os corpos dos passarinhos. Afinal se vendo nas amarelas porque não podia mesmo com a icamiaba, o herói deitou fugindo chamando pelos manos:
- Me acudam que sinão eu mato! me acudam sinão eu mato!
Os manos vieram e agarraram Ci. Maanape trançou os braços dela por detrás enquanto Jiguê com a murucu lhe dava uma porrada no coco. E a icamiaba caiu sem auxílio nas samambaias da serrapilheuira. Quando ficou bem imóvel, Macunaíma se apoximou e brincou com a Mãe do Mato. Vieram então muitas jandaias, muitas araras vermelhas tuins coricas periquitos, muitos papagaios saudar Macunaíma, o novo Imperador do Mato-Virgem."
domingo, 27 de julho de 2008
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Saí da Sibéria, mas faço sucesso na Russia!
Ok, parem o mundo, duas coisas incríveis para se falar hoje:
Primeiro que, me rendendo às pressões de todas as partes, eu finalmente coloquei internet BANDA LARGA em casa. Ou seja, meus dias de internet moderada, na lan house da esquina, chegaram ao fim! Ok, vocês venceram, internet em casa!!! Mas, prometo que se eu começar a obsessionar eu tiro!
Segunda coisa, recentemente coloquei o Google Analytics para monitorar a frequencia do meu blog e, pasmem, eu sou um sucesso na Russia! Isso mesmo, depois de Terra Brasilis e Portugual (português-fonos), a maior incidência de visitas ao meu blog dá-se na Russia! Penso que isso deve ocorrer por eu ser "a última pessoa no mundo a ler Plekhanov" (como disse Giulio, mi querido amici italiano, refugiado em Washington DC, sem comer pasta faz alguns anos, pois se recusa a fazê-lo fora da Italia!) ou então é porque quando a gente gosta de uma coisa a gente atrai essa coisa e como eu ADORO a Russia e vou para lá este ano, acho que as vibrações nos atraem. À propôs, estou dormindo essas noites Anna Akhmatova na minha cama!
Assinar:
Postagens (Atom)


