quinta-feira, 16 de junho de 2011
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Revista Ou Não 2011
..... Ontem rolou a primeira entrevista para a primeira edição de 2011 da Revista Ou Não, que estreou em 2010 (como apoio do VAI) e continua com o pique de uma galera muito talentosa e antenada. Sempre comaa proposta de proporcionar diálogos entre artistas de várias partes da cidade, o tema desta edição da Revista será Arte e Violência (lançamento previsto para Julho). Exploraremos vários temas, da violência política (coronelismo) e carcerária até a violência psicológia e consensual (o universo SM).terça-feira, 10 de maio de 2011
A Sociedade Visual
.....Os Estados Unidos caçou o inimigo durante anos, finalmente achou-o, elaborou uma operação para matá-lo, foi lá, matou-o, divulgou os mínimos detalhes da ação, desde a excentricidade da equipe até o fato dele ter sido morto na frente de sua filha de 12 anos, mas....fotos não, please! Seria de muito mal gosto. Elas são feias, muito feias, verdadeiramente chocantes. Os atos praticados, tudo bem, mas as fotos não, please.....
.....Vivemos na era da irrelevância do conceitual, das idéias. Atravessar fronteiras internacionais para assassinar pessoas (independentemente do crime que elas cometeram) na frente dos filhos, é tranquilo de se confessar, inclusive com ares de vitória e festas de rua, mas mostrar as fotos destes fatos confessos seria um crime. Isso sim, incitariam uma intifada e o ódio eterno dos muçulmanos.
.....Enquanto tudo continua conceitualmente podre e visualmente estéril no noticiário internacional, aguardo para ver se o Tarantino faz um filme sobre essa caçada.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Chegando lá!
Segundo a notícia postada no website do SESC: foram setenta e seis obras selecionadas (entre as mais de mil obras inscritas em 2010) pelas subcomissões julgadoras para a etapa final do prêmio SESC de Literatura 2010. Depois, foram 37 romances e 39 coletâneas de contos avaliados pelos escritores Marina Colasanti, Raimundo Carrero, Alice Ruiz e Antonio Vicente Pietroforte.
O meu romance inédito As Ultimas Cartas (listado com pseudônimo) estava entre esses 37!!!
Virada Maravilhosa
.....Passamos horas escrevendo cartas para os frequentadores do espaço, crianças, adultos e idosos. Eles chegavam de mansinho, sem saber muito bem do que se tratava, atraídos pelos papéis de carta coloridos que a Monica Calmon e sua equipe montaram na mesa. Eu explicava que estávamos ali para escrever cartas de amor, amizade, ódio ou reconciliação! Surpreendiam-se com a proposta e iam ficando. "Tem tanta coisa que passa na nossa cabeça, que temos vontade de dizer, mas não sabemos como...", disse uma senhora de 69 anos que acabou pedindo uma carta de amor para um senhor com quem saiu uma vez (há 6 meses) e, desde então, sonha com um repeteco! "E se ele não gostar mesmo de mim?", ela me perguntou. "Daí a senhora vai saber e não perde mais tempo com ele!", eu respondi. Ela vibrou e saiu de lá feliz da vida com o seu envelope em mãos.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
Correio Literário na Virada!
Este ano, vou participar de um evento muito legal da Virada Cultural.Será no dia 17 de Abril, no Sesc Ipiranga, a partir das 12hs.
Chama-se Correio Literário: Para quem se apaixonar ou quiser resgatar antigo amor durante a Virada Cultural poderá escrever cartas com ajuda de jovens escritores.
Com Deborah Goldemberg, ArrudA e Analu Andrigueti.
A programação completa do evento está neste LINK.
Coluna na Revista Hebraica
terça-feira, 8 de março de 2011
Crônica: Carnaval em Pontos
.....Seu Joaquim sentado num banco do lado de fora do seu barraco, ouvia um samba antigo. O pessoal descia o morro carregando fantasias, mas ele não. Preferia o radinho de pilhas e as memórias dos dias em que sua realidade também fora de paetês.
.....De vez em quando, alguém ainda tentava, “Vamos lá com a gente, Seu Joaquim.” Mas, ele não ia. O corpo curado de sol sentia-se melhor amparado pelos quatro pés recobertos por um tampão de madeira. As senhoras da ala das baianas insistiam, “Ô Seu Joaquim, mas o senhor era tão animado!” Ele sorria, como quem sabe melhor, “Estou bem aqui, cumadre. Bom carnaval para ôces!” O beco se aquietava com a proximidade da noite e restava apenas ele, ouvindo mais um samba antigo.
.....De fato, houve o tempo em que Seu Joaquim era o estopim da bomba, como se diz. Agitava rodas de samba o ano inteiro. Na empolgação das noites boêmias, chegou a compor samba-enredos apaixonados que marcaram história na comunidade. Na véspera do Carnaval, era um dos mais animados para entrar na brincadeira. Pedreiro de profissão, com obra ou sem obra, nunca faltou dinheiro para a fantasia e nem a cervejinha.
.....Certo dia o menino Zé Luis, que Seu Joaquim viu nascer e crescer, apareceu com convite para ele ser Presidente da escola. O veterano nem entendeu a fala do moço. “Presidente? Escola? Mas, eu não sei ler nem escrever!” O rapaz sorriu. “Não, Seu Joaquim, é Presidente da Escola de Samba.” Como quem ouve o chacoalho da cascavel, Seu Joaquim olhou desconfiado, “Não estou sabendo desse papo de Escola. Aqui no morro nunca teve disso...”, e saiu escabreado.
.....O presságio de Seu Joaquim foi apurado. Aquele papo repleto de vocabulário novo foi o primeiro de muitos que trouxeram mudanças. Depois de Escola, veio papo de Associação, de galpão, de empréstimo em banco e receber turista pra cobrar ingresso nos ensaios da comunidade. As fantasias ficaram mais bonitas, isso é verdade. Também, ficaram mais caras. Foram surgindo carros alegóricos que enchiam os olhos de todos, mas que eram para os pés de poucos, em geral, os de fora.
.....É bem verdade que a comunidade continuou valorizando Seu Joaquim. Ela era “um dos antigos”, que juntos foram batizados de “velha guarda”, ganharam ternos brancos com camisetas listradas e chapéus Panamá para apresentações especiais. Seu Joaquim preferia o short com camiseta regata, mas acabou cedendo. O dinheiro era bom e, no fundo, o importante era ele estar reunido com os amigos.
.....A corda veio romper justo no dia Carnaval. Quando a expectativa de um ano inteiro desembocou na Avenida, Seu Joaquim esqueceu os conselhos médicos deixou o coração explodiu de emoção. Com a idade, sabe-se que cada minuto pode ser o último e, pior, cada desfile poderia ser isso. O antigo compositor entoava o enredo com empolgação e sambava com estilo, quando uma moça uniformizada com a camisa da Escola o abordou:
- Tio, tem que avançar mais rápido, senão vamos perder pontos.
- Pontos?
- Vamos lá tio, estamos 3 minutos atrasados, isso vai custar caro pra nós.
.....Em meio à pulsão da bateria e a emoção do Carnaval, aquelas palavras não couberam e ele não entendeu.
- Atrasados? Para quê? Custar caro? Para quem?
.....Monitorada pelo supervisor da ala, a moça não tinha tempo para explicar e nem teve dúvidas - amparou Seu Joaquim com o braço e foi guiando-o firmemente até o fim da avenida, como se fosse um louco ou um inválido! A Escola concluiu o desfile dentro do horário e todos comemoraram estáticos. Exceto Seu Joaquim. Com lágrimas de arlequim no rosto, decidiu que aquele seria o seu último desfile.
.....Os colegas da “velha guarda” acharam-no radical. Tentaram mediar com ele, “Ô Joaquim, agora é assim mesmo. Hoje em dia tem muita grana envolvida no Carnaval, não é mais aquela brincadeira nossa de antes.” E ele respondia, “Por isso mesmo que eu não quero mais. Para mim, Carnaval é brincadeira e não negócio.” Passados alguns anos, o Presidente da Escola substituiu a “velha guarda” por uma ala de bailarinos profissionais. Ofereceu um camarote na concentração para eles acompanharem o desfile de perto. Nenhum aceitou.
.....Durante alguns anos, eles ainda se reuniram no barraco do Seu Joaquim para lembrar os velhos tempos. Aos poucos, a maioria foi partindo dessa para uma melhor. O antigo cuiqueiro, Seu Antônio baiano, continua vivo, mas depois de quebrar o fêmur está acamado. Este ano não pode reunir-se com Seu Joaquim, para ouvirem juntos um samba...cada vez mais antigo.
sexta-feira, 4 de março de 2011
Tour Literária pelo Mato Grosso
.....A cobertura do evento está no blog http://fervodaterra.blogspot.com




